Academias do RN irão fazer mobilização na próxima sexta-feira, 3 de Julho, para cobrar a retomada das atividades

As academias, clubes, box e studios de atividade física do Rio Grande do Norte irão se mobilizar na próxima sexta-feira, 03 de Julho, a partir das 10h, no Posto de Gasolina Shell, da Av. Salgado Filho, em Natal, para cobrar a reabertura das operações. O movimento irá até a governadoria para pleitear, de forma pacífica, que o Governo do Estado enquadre o segmento na fase 2 da reabertura da economia. 

De acordo com o movimento, foi enviada à governadora Fátima Bezerra no dia 11 de Maio de 2020, uma carta do segmento esclarecendo que o decreto estadual do Rio Grande do Norte nº 29.524, determinou o fechamento das academias e trouxe reflexos imensuráveis. Na carta, as academias e espaços de atividades físicas se comprometem com a segurança dos colaboradores, terceirizados e clientes, seguindo as orientações e as informações da OMS e do Ministério da Saúde. 

Na carta, as academias especificam: 

“Em reunião com os principais empresários do segmento do nosso Estado e com a participação dos conselheiros do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte (CREF16/RN) deliberamos um conjunto de medidas divididas entre: 1) limpeza geral das unidades, 2) uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs), 3) medidas operacionais preventivas, 4) recomendações para piscinas, 5) comunicação com funcionários, personal trainers e terceirizados, e, 6) comunicação com clientes. Nossa proposta foi construída seguindo as orientações e informações da OMS e do Ministério de Saúde para a prevenção do coronavírus na sociedade como um todo. Também foi tomada como base a experiência de China, Hong Kong, Singapura e União Europeia, que são regiões onde o pico da pandemia já passou e o processo de retomada das mais de cinco mil academias já está sendo realizado com segurança. Por fim, foram incluídos diversos procedimentos sugeridos pela Associação Brasileira de Academias (ACAD BRASIL).”