No dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte, a festa que comemora o Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu começa às 4h, com uma caminhada de Macaíba para o Santuário dos Mártires, em Uruaçu, e encerrando com show do Padre Fábio de Melo, no município de São Gonçalo do Amarante.
Confira a programação completa do encerramento:
4h: caminhada de Macaíba para o Santuário dos Mártires,
5h: celebração eucarística, presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova,
7h: missa;
9h: missa;
10h: missa;
12h: missa presidida pelo arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha;
15h: recitação do Terço da Misericórdia;
16h: missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso;
Após a missa, acontecerá o show com o Padre Fábio de Melo.
Mártires foram canonizados em 2017
Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano. No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro.
Os massacres de Cunhaú e Uruaçu ocorreram em 1645, no Rio Grande do Norte. O relato histórico oficial conta que holandeses invadiram o Nordeste do Brasil, interessados nos engenhos de cana-de-açúcar. Os comandos, no país, partiam de Pernambuco. Além do objetivo econômico, entretanto, os invasores tentavam impor a religião calvinista por onde passavam.