12º Fórum da internet no brasil amplia debates sobre regulação de plataformas e futuro da internet em Natal

Evento terá ainda homenagem a Tadao Takahashi, um dos pioneiros da rede no país, que faleceu em abril. As inscrições para o FIB são gratuitas e estão disponíveis on-line. Diversidade e gênero na tecnologia; regulação de plataformas e compensações à atividade jornalística; os 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil, são temas das sessões principais do 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que, neste ano, volta a ser presencial, com realização de 31 de maio a 3 de junho em Natal (RN). O Fórum, cujas inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio do evento, e ele também será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.


A segunda sessão principal do FIB12, intitulada Regulação das plataformas e compensações à atividade jornalística, abordará sobre como os produtores culturais e veículos jornalísticos têm sido afetados pelo crescente avanço da economia digital baseada em plataformas de distribuição de conteúdo. Entre as principais questões estão: I. Impactos da formação de oligopólios das grandes plataformas digitais na competição no mercado publicitário e os desequilíbrios econômicos no setor; II. Disputas por anunciantes entre as plataformas digitais e os veículos de mídia; III. Mudanças no consumo de conteúdos jornalísticos com a crescente “plataformização” dos modelos de distribuição de conteúdos; e IV.

Mecanismos de redistribuição de recursos publicitários. Independentemente, o ponto é que o material do jornalismo já é usado pelas plataformas e isso precisa ser discutido de forma a estimular uma produção jornalística de qualidade e mais plural. A sessão buscará refletir acerca dos impactos da formação de oligopólios, das grandes plataformas digitais na competição pelo mercado publicitário e os desequilíbrios econômicos no setor; as disputas por anunciantes entre plataformas digitais e veículos, e os mecanismos de redistribuição de recursos publicitários.


Na programação do FIB, além das sessões principais, haverá uma cerimônia de abertura no dia 1º/6, com a presença confirmada de Tanara Lauschner, Coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB12 e Conselheira representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial