12º Fórum da Internet no Brasil aprofunda debate sobre o desenvolvimento da Internet no país; evento acontece de terça (31) a sexta-feira (3)

Renomados especialistas e um objetivo em comum: debater e trocar experiências sobre a consolidação de uma Internet universal, inovadora e diversa no país. É com esse objetivo que o 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12) desembarca em Natal (RN), de terça (31) a sexta-feira (3). os 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil, são temas das sessões principais do 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que, neste ano, volta a ser presencial, com realização de 31 de maio a 3 de junho em Natal (RN). O Fórum, cujas inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio do evento, e ele também será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

O Fórum é aberto à participação de todos os interessados, com inscrições gratuitas disponíveis pelo endereço https://forumdainternet.cgi.br/. O evento também será transmitido na íntegra pelo canal do NIC.br no YouTube, possibilitando interação por meio do chat da plataforma.

Na terça-feira (31), o FIB12 terá início com a realização de atividades organizadas por instituições da comunidade brasileira de governança da Internet no chamado “Dia Zero”, que contará também com a realização de um  hackathon do Cidadão na Rede, projeto do NIC.br que dissemina boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet.

De quarta (1º) a sexta-feira (3), sempre às 10h, as sessões principais do FIB reunirão especialistas renomados em discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento da Internet. São elas:

Quarta-feira, dia 1/6, das 10h às 12h
Diversidade e Gênero nas TIC: uma agenda para inclusão e representatividade

Quarta-feira, dia 1/6, das 10h às 12h
Diversidade e Gênero nas TIC: uma agenda para inclusão e representatividade
– Clara Marinho, representante das Nações Unidas para a Década Afrodescendente
– Marjorie da Costa Abreu, professora de inteligência artificial ética na Sheffield Hallam University (participação remota)
– Cristiano Maciel, professor associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
– Daiane dos Santos, Rede Comunitária Casa dos Meninos
– Renata Gusmão, Lider de Transformação Social na Thoughtworks
– Biamichele Miranda, pesquisadora da PUCRS
Quinta-feira, dia 2/6, das 10h às 12h
Regulação das plataformas e compensações à atividade jornalística

– Marcelo Bechara, diretor de Políticas Públicas do Grupo Globo
– Marcelo Lacerda, diretor de Políticas Públicas e Governo da Google Brasil (participação remota)
– Marina Pita, conselheira do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
– Niousha Roshani, diretora do United Capital Group
– Orlando Silva, deputado federal PCdoB-SP (participação remota)

Sexta-feira, dia 3/6, das 10h às 12h
30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi

– Carlos Afonso, diretor executivo do Instituto Nupef
– Beatriz Zoss, gerente de relacionamento com clientes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP
– Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br
– Eduardo Parajo, vice presidente da Abranet
– Silvana Bahia, Codiretora executive da Olabi
– Mariana de Siqueira, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
– Raimundo Macêdo, diretor de Cooperações com Sociedades Científicas da Sociedade Brasileira de Computação – SBC
– José Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e coordenador do CGI.br (participação remota)

Já nos workshops do evento, que ocorrerão ao longo da programação do FIB de 1º a 3 de junho, a comunidade brasileira de governança da Internet discutirá tópicos relacionados aos seguintes temas: dados, informações e conteúdos digitais; diversidade e inclusão; infraestrutura, acesso e conectividade; Internet, sociedade e cidadania; privacidade e segurança; questões jurídicas, regulatórias e extraterritoriais.

Veja a programação completa: https://forumdainternet.cgi.br.

Para mais informações e/ou para confirmar interesse em acompanhar o evento, por favor, entre em contato com a Verbo Comunicação, assessoria de imprensa local do evento, nos telefones (84) 9982-2007 e (84) 8705-0065 ou nos e-mails sylviaserejo@verboeventos.com.br e julioclr07@gmail.com.

Sobre o Fórum da Internet no Brasil

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

Anote na Agenda

12º Fórum da Internet no Brasil – FIB12
Dias:
 de terça-feira (31/5) a sexta-feira (3/6)
Local: Hotel Holiday Inn – Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova – Natal
Horários:
 terça (“dia zero”, das 9h às 17h30); quarta (das 9h às 18h40); quinta (das 10h às 18h40) e sexta (das 10h às 18h40)
Transmissão:
 https://www.youtube.com/NICbrvideos
Inscrições para o público: 
https://forumdainternet.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.brO Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial