3R Petroleum tenta silenciar jornalista sobre privatização de campos da Petrobrás no Rio Grande do Norte

A 3R Petroleum, compradora de boa parte das áreas de exploração da Petrobras no país, acionou a Justiça do Rio de Janeiro contra o jornalista Angelo Girotto pela publicação de reportagens que revelam como a empresa comprou os ativos da estatal. Nas matérias de agosto do ano passado, o jornalista havia denunciado irregularidades no processo de privatização do Polo Potiguar da Petrobras no Rio Grande do Norte, que incluiu 32 campos de exploração e a refinaria Clara Camarão.

Publicadas no diário “Agora RN” e em seu blog pessoal, as reportagens de Girotto revelaram que a 3R entrou na disputa pelos ativos da Petrobras sem as qualificações técnicas e financeiras exigidas, além do fato de o atual presidente do Conselho Administrativo da 3R, Roberto Castello Branco, ter sido o presidente da Petrobras quando o Polo Potiguar foi posto à venda.

Em junho de 2023, quando a 3R concluiu a compra dos ativos, Castello Branco já chefiava a empresa. Nas palavras do jornalista, “ele pôs à venda e mudou de lado a tempo de comprar o Polo Potiguar”.

3R tenta remover reportagens do ar

Logo após a divulgação das reportagens, a 3R Petroleum notificou o autor e os veículos de comunicação pedindo a remoção dos conteúdos. Diante da recusa em ceder à censura, a empresa os acionou na Justiça.

Fonte: www.brasil247.com