464 novos policiais militares são convocados no RN e iniciarão curso de formação até o primeiro semestre de 2025

Enviado do meu iPhone

Início da mensagem encaminhada:

De: Assecom Governo do RN governodorn3@gmail.com
Data: 25 de fevereiro de 2025 às 14:33:54 BRT
Assunto: 464 novos policiais militares são convocados no RN


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

RELEASE

Natal (RN), 25 de fevereiro de 2025.

464 novos policiais militares são convocados no RN

Novos soldados apresentarão documentação e iniciarão curso de formação até o primeiro semestre de 2025

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (25) a convocação de 464 soldados da Polícia Militar do RN aprovados na segunda turma do Curso de Formação de Praças (CFP), realizado pelo Governo do Estado em 2023. A solenidade teve a presença dos novos PMs que apresentarão as documentações necessárias para o início do curso de formação até o final do primeiro semestre de 2025.

A convocação para a realização da segunda turma (T2) do Curso de Formação de Praças (CFP) objetiva recompor o déficit de efetivo de soldados da PM que deverão iniciar patrulhamento das ruas após o período de formação, aumentando a segurança pública nos municípios do RN.

“Estamos fazendo renovação do nosso efetivo de forma gradativa e a convocação desses soldados é um grande exemplo que se soma às ações realizadas para a melhorias das condições de trabalho, como a renovação de 100% da nossa frota, o investimento da inteligência, do batalhão da polícia, do regimento da cavalaria, medidas que estão sendo reconhecidas pela população do Rio Grande do Norte e que trazem paz a nossa sociedade”, celebrou a governadora Fátima Bezerra.

SONHO REALIZADO

Em clima de intensa felicidade, os convocados presentes à solenidade agradeceram o empenho da governadora em chamar os aprovados no concurso. “É um sonho realizado para todos nós que pedimos muito à governadora que fizesse essa convocação. Estamos muito agradecidos a ela, porque não são apenas 464 pessoas beneficiadas. São 464 famílias agradecidas e sobretudo um RN que estará mais ainda seguro”, festejou o mossoroense Marcos Grex, um dos aprovados no concurso.

NOVOS CONCURSOS

O Governo do Estado, a partir do ano de 2019, interrompeu uma série de quase quinze anos sem que houvesse qualquer concurso para novos policiais militares. Situação semelhante ocorria com a Polícia Civil, que desde 2008 não realizava concurso público para delegado, escrivão ou agente investigativo. A sequência foi interrompida em 2021. Desde 2019 foram realizados nove concursos, repondo nos quadros da segurança pública pelo menos 4.600 novos policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos e servidores para o ITEP, incluindo também novos policiais penais.

Somente na Polícia Militar, em 2024 ingressaram na corporação 131 novos oficiais e 1.079 novos praças (soldados). Na Polícia Civil, foram 366 novos agentes, escrivães e delegados nomeados e empossados este ano. Já no Corpo de Bombeiros Militar, a corporação ganhou 66 novos alunos praças e oficiais, que devem assumir seus postos no ano que vem. Por fim, no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), 16 novos servidores, entre agentes e peritos, foram convocados do último concurso para recompor vagas que surgiram ao longo do ano.

CAPITAL MENOS VIOLENTA DO NE

Dentre as nove capitais dos estados nordestinos, Natal é a menos violenta. Atualmente, a cidade possui a menor taxa de mortes violentas da região, com 16,50 assassinatos registrados para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 18,07. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais, que é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Participaram do momento o Coronel Francisco Araújo, secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social; o delegado Osmir Monte, secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social; Ana Cláudia Saraiva, delegada-geral da Polícia Civil do RN; o Coronel Luiz Monteiro, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do RN; Antenor Roberto, procurador-geral do Estado; Pedro Lopes, secretário estadual de Administração; o deputado estadual Francisco do PT; e a vereadora de Natal, Samanda Alves.