60% dos usuários de tabaco desejam largar o vício, diz a OMS

Pela primeira vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou diretrizes para o tratamento de adultos que querem parar de fumar produtos com tabaco. Segundo a instituição, 750 milhões de usuários desejam abandonar o tabagismo atualmente. Isso representa 60% do total (1,25 bilhão).

O material da OMS engloba todos os tipos de consumo – cigarros, narguilé, produtos de tabaco sem fumaça, charutos, produtos de tabaco aquecido, entre outros. As diretrizes incluem um conjunto abrangente de intervenções, como suporte comportamental oferecido por profissionais de saúde, intervenções digitais e tratamentos farmacológicos.

“Parar de fumar não é fácil. Precisamos reconhecer o enorme esforço necessário para as pessoas envolvidas e suas famílias. Com essas diretrizes, queremos ajudar as comunidades e o setor público a oferecer o melhor apoio e atendimento possível a pessoas que decidiram abandonar esse vício”, pontuou o diretor de Promoção da Saúde da OMS, Rüdiger Krech, em comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Fonte: Revista Galileu