71% dos programas de Pós-graduação da UFRN têm notas 4 e 5, segundo Relatório de Gestão 2022 disponibilizado nesta quarta-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2022. Elaborado com a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o documento é um instrumento de prestação de contas aos órgãos de controle e sociedade sobre ações desenvolvidas pela Instituição. 

Construído de forma participativa, com apoio das demais unidades da administração central, o documento aponta o desempenho da UFRN em relação a diversas áreas da Instituição e possui informações quantitativas e qualitativas dos resultados da gestão orçamentária, financeira, operacional e patrimonial do exercício, além destaques em gestão de pessoas, sustentabilidade, inclusão e área acadêmica. 

Entre eles está a elevação do conceito de 11 cursos de graduação da Instituição, de acordo com os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que avalia os cursos de ensino superior no país. Em relação à pós-graduação, o documento aponta que 71% dos programas têm notas 4 e 5, o que corresponde aos conceitos bom e muito bom, respectivamente.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, ressalta que o relatório é apresentado de forma clara, concisa, objetiva e cumpre as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto à forma e ao conteúdo, garantindo a fidedignidade, a precisão e a completude das informações. 

Para ele, “a visão estratégica institucional é reiterada no papel ativo da UFRN na formação acadêmica, na valorização da arte e da cultura, da ciência, da tecnologia, da inovação, bem como no compartilhamento dos valores democráticos, dos quais a UFRN jamais se afastou em seu compromisso institucional de servir ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.