75 anos da Segunda Guerra Mundial e Alemanha vive a “cultura da memória”

Nesta sexta-feira, 8, completa 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Em Berlim, Alemanha, foi lançada a exposição virtual nos 75 anos do fim da Segunda Guerra – “Você quer o que você vota?”, com frases da campanha de lançamento do projeto, que, além de mostrar imagens e depoimentos históricos, pretende refletir sobre como uma democracia se torna uma ditadura.

Para relembrar um pouco, esse momento terrível da história mundial, o site DW.COM fez uma publicação histórica sobre a Segunda Guerra:

Na tarde de 30 de abril de 1945, Adolf Hitler só vê uma saída: o Exército Vermelho da União Soviética já está no centro de Berlim, ele não quer cair vivo em suas mãos, provavelmente para escapar da responsabilidade por sua megalomania criminosa.

No “bunker do Führer”, no terreno da Chancelaria do Reich, 12 metros sob a terra, o ditador nazista e a recém-esposada Eva Braun cometem suicídio. Os últimos colaboradores fiéis incineram os corpos e enterram os restos próximo à saída do abrigo subterrâneo.

Sobrevivência acima de tudo

No entanto, só o 8 de maio sela o fim oficial do “Império de mil anos” proclamado por Hitler, com a assinatura da capitulação incondicional da Alemanha.

Termina assim na Europa a Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1º de setembro de 1939, com a invasão da Polônia pelos alemães. Na Ásia, o conflito durará ainda até 2 de setembro de 1945, quando o Japão capitulará. Calcula-se que, até o fim da guerra, mais de 60 milhões de seres humanos perderam a vida. O rosto do mundo estava deformado da forma mais brutal possível.

Leia a matéria completa no site:

https://www.dw.com/pt-br/o-que-o-passado-ensina-75-anos-ap%C3%B3s-o-fim-da-segunda-guerra/a-53282532

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial