7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil 2024 começa amanhã, 03, em São Miguel do Gostoso

Campeões mundiais e nacionais do esporte aquático confirmam presença e rasgam elogios para etapa realizada no Rio Grande do Norte. Rodrigo Morais, campeão brasileiro, acha a etapa no Rio Grande do Norte incrível. A atleta Argentina Rocio Reigert elogia o circuito em São Miguel do Gostoso.

A partir da próxima quinta-feira (03), São Miguel do Gostoso se transformará no destino principal para os participantes da 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil 2024, conhecida como Gostoso Wingfoil Cup, além do público formado pelos amantes do esporte aquático. O evento acontecerá até o domingo (06), reunindo os principais competidores nacionais e internacionais da modalidade. O litoral norte do Rio Grande do Norte recebe o circuito pela terceira vez consecutiva.

Wingfoil é um esporte aquático, que vem crescendo entre as modalidades de vela e consiste em voar sobre as águas com a ajuda de uma asa inflável (wing) e uma prancha de hydrofoil. Foi desenvolvido a partir do kitesurf, windsurf e surf. Os primeiros protótipos de wing foram desenvolvidos em 1982 no Pan Am Cup em Kailua Bay, Hawai. Porém, apenas por volta de 2010 – 2011, quando um grupo de kitesurfistas e windsurfistas testaram as wings infláveis em conjunto com a prancha de hydrofoil que o esporte começou a ter uma visibilidade maior, onde em 2019 tornou-se um esporte viral. Um dos principais motivos para o wingfoil se tornar popular entre os amantes de esportes de mar e vento, é a possibilidade de ser praticado em diversas condições de vento e ondas, o que o torna mais versátil e amplo na prática.

Entre os competidores confirmados para a da 7ª Etapa do Circuito Brasileiro de WingFoil 2024 está a argentina Rocio Reigert. Ela, que compete no mundial e no brasileiro, vem participando da etapa em São Miguel do Gostoso desde 2022. “Pelo terceiro ano consecutivo vou participar do campeonato em São Miguel do Gostoso. É com certeza uma das etapas mais esperadas pelos atletas, tanto pelas condições do local, como pela estrutura e organização do evento. Sempre fui muito bem recebida e estou muito animada para poder participar novamente das duas disciplinas do campeonato: freestyle e race”, comenta Rocio.

Para o brasileiro Rodrigo Morais, um dos vencedores do Gostoso Wingfoil Cup 2023 e campeão brasileiro geral, o circuito no Rio Grande do Norte é um evento incrível. “Considerado uma das melhores etapas do ano, experiência incrível participar desse evento e já estou com a presença confirmada novamente, expectativa muito boa. É um evento onde reencontramos grandes amigos e no meio de grandes nomes da modalidade no Brasil. Estou bem ansioso e preparadíssimo para dividir essa raia com os melhores do Brasil. São Miguel do Gostoso é um lugar incrível, com condições de vento perfeitas, tendo tudo que os atletas precisam para realizar uma boa competição!”, elogia Rodrigo.

Promovido pela Associação Brasileira de Wing, o evento promete ser um verdadeiro espetáculo, com manobras impressionantes e disputas acirradas, oferecendo ao público uma experiência única. Ao todo, serão realizadas 13 competições, divididas nas categorias: Open Race; Open Wave/Freestyle; Open Long Distance; Open Surf towin foil; Estreante Homens e mulheres; Grommets (até 14 anos); Junior (15 a 19 anos); Sênior (20 a 39 anos); Master (40 a 55 anos); G. Master (a partir de 56 anos); Feminino Race; Feminino Wave/freestyle e Feminino Long Distance.

A etapa do Circuito Brasileiro de Wingfoil se torna um importante evento para o calendário do vilarejo, por envolver a comunidade de São Miguel do Gostoso, movimentando as pousadas, restaurantes e empreendimentos locais. O evento conta com o apoio do Kauli Seadi Kitecenter e Secretaria Estadual de Turismo do RN – SETUR.

As inscrições estão abertas e o segundo lote já foi lançado. A organização do evento orienta que as pessoas acompanhem o Instagram @gostosowingfoilcup @abwing para receber informações atualizadas.