O Instituto do Envelhecer da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IEN/UFRN) realiza amanhã, dia 29 de novembro, uma etapa do projeto de extensão Jogos Educativos como Ferramenta de Educação para Autocuidado da Pessoa Idosa. As atividades acontecem nas salas 2 e 3 do Anexo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Espaço Integrado de Desenvolvimento Humano, Campus Central da UFRN, das 14h às 17h.
Desenvolvidos por docentes e discentes dos cursos de Farmácia, Odontologia e Fonoaudiologia, a ação também conta com uma parceria com o Programa Vida com Maturidade, da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor da UFRN. O objetivo do projeto é a utilização de jogos educativos e lúdicos para a promoção do autocuidado da pessoa idosa, assim como cuidados preventivos, estímulo à cognição e interação social. A atividade é também um momento de lazer e convívio social.
Fazendo parte da programação que acontece nesta semana, as atividades tiveram início no dia 25 com a ação intitulada Educando para o Autocuidado da Pessoa Idosa. O evento foi realizado pela equipe de professores e graduandos do curso de Farmácia da UFRN, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), com público-alvo: pessoas idosas do Centro de Convivência Marly Sarney.
No primeiro dia, 25, foi utilizado o Farmamemória, jogo da memória que aborda cuidados preventivos na utilização, conservação e armazenamento de medicamentos. Também foi usado o Cruzadinha Peçonhenta e o Cruzadinha farmacêutica. O primeiro é uma atividade de palavras cruzadas que discute a desmistificação dos genéricos e o uso racional de medicamentos. O segundo ensina sobre a prevenção de acidentes causados por animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas, entre outros).
Já na tarde do dia 27, também no Centro de Convivência Marly Sarney, a equipe de Fonoaudiologia levou o jogo de tabuleiro Caminho para a Saúde Auditiva. O objetivo foi trabalhar a promoção da saúde auditiva de forma lúdica e educativa, conscientizando as pessoas idosas sobre os cuidados com a audição e a importância da reabilitação auditiva precoce.
O último dia de atividades será na sexta-feira, 29. Os jogos envolvidos serão Farmamemoria (jogo da memória), Memorizando Sorrisos (jogo da memória) e Caminho para saúde auditiva (jogo de tabuleiro). Haverá, ainda, o debate de temáticas educativas sobre saúde bucal e auditiva e a utilização correta de medicamentos para problemas envolvendo essas duas áreas.
As atividades do projeto acontecem gratuitamente, das 14h às 17h.