A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi selecionada na Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Transversal/Recuperação-Infra de 2023, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que visa à recuperação e à atualização de equipamentos de pesquisa, focado no apoio a programas estratégicos nacionais e ao desenvolvimento industrial em áreas prioritárias. Ao todo, foram analisadas propostas de 157 instituições de várias regiões do país e a UFRN conquistou a 25ª posição nacional entre as aprovadas.
A pró-reitora de Pesquisa (Propesq), Silvana Zucolotto, explicou que essa foi a maior proposta Finep institucional já preparada pela UFRN, por englobar várias áreas do conhecimento e pela conquista do maior valor até então aprovado pela instituição, que corresponde a R$ 12.764.513,99. Ainda segundo a gestora, a verba será destinada à manutenção e upgrade da infraestrutura e à compra de novos equipamentos. “A aprovação desse financiamento terá um impacto bastante positivo na recuperação e melhoria da infraestrutura de pesquisa da instituição, em todas as áreas. A manutenção de equipamentos é um grande gargalo a todas instituições e demanda muito investimento”, destaca ainda o impacto na formação dos recursos humanos altamente capacitados e no fortalecimento da infraestrutura para tornar a UFRN cada mais mais atrativa para estabelecer parcerias com empresas, para atender de forma eficaz às demandas da sociedade e aumentar o nível de maturidade tecnológica dos projetos.
Construída pelos servidores e bolsistas da Divisão de Infraestrutura da Propesq, a proposta institucional da UFRN que foi submetida à chamada nacional engloba a recuperação e a atualização de 28 laboratórios que desenvolvem pesquisa em áreas estratégicas, como saúde, química, transição energética, transição ecológica e engenharia de materiais. Foram incluídos laboratórios do Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Biológicas (CB), Instituto do Cérebro (ICe) e da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Os espaços beneficiados possuem caráter multiusuário e multidisciplinar, o que garante a sustentabilidade por meio do compartilhamento da infraestrutura de pesquisa.
Ao final do período de execução do projeto, pretende-se recuperar 59 equipamentos, upgrade de 12 equipamentos e adquirir dois novos equipamentos para reposição.
Chamada Pública
Conforme a Finep, a Transversal/Recuperação-Infra Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Ação 2023 tem o intuito de “selecionar propostas para concessão de apoio financeiro para a recuperação e atualização equipamentos de pesquisa, visando colocar o Brasil em condições de desenvolver projetos científicos e tecnológicos de ponta”. Entre os principais objetivos estão: restaurar e atualizar equipamentos de pesquisa, em Laboratórios de Pesquisa de ICTs em todo o país, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacionalmente reconhecida; aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de conhecimento, por intermédio da realização de pesquisas; e incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica, estimulando assim o processo de inovação.