Professora da UFRN participa de congresso internacional sobre primatologia

A professora Míriam Plaza, do Departamento de Ecologia (Decol) vinculado ao Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  participou do 4º Congresso Colombiano de Primatologia, realizado na Colômbia. O evento, que reuniu especialistas de diversas partes da América Latina, foi uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos sobre a pesquisa e a conservação de primatas.

O Congresso aconteceu em novembro na Universidade Tecnológica de Pereira, instituição pública da Colômbia. A participação da professora permitiu estreitar as relações entre a UFRN e centros de pesquisa na América Latina. Durante o evento, Míriam Plaza ministrou uma palestra e apresentou dois pôsteres científicos, representando doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO) da UFRN. As apresentações abordaram temas ligados à conservação dos primatas e seu habitat no Brasil.

Um dos pôsteres apresentados foi: Mudanças temporais no uso e cobertura do solo revelam pressões regionais ao longo da distribuição geográfica de um primata criticamente ameaçado e endêmico da caatinga, Brasil. O objetivo do trabalho foi investigar os impactos das mudanças no uso do solo na distribuição de um primata da Caatinga. A outra pesquisa, Principais recursos alimentares dos primatas da mata atlântica, tinha foco nos principais alimentos consumidos pelos primatas que habitam a Mata Atlântica.

Além disso, a pesquisadora compartilhou com os colegas participantes os avanços em outros estudos que coordena, como a Ecologia sonora de Alouatta belzebul em fragmentos de Mata Atlântica e sua relação com disponibilidade de recursos. A professora também falou sobre um novo projeto iniciado em 2024 sobre a ecologia dos saguis no Campus Central da UFRN. Míriam vem se dedicando a pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre as populações de primatas, tema de grande relevância para o futuro da conservação dessas espécies.

“Foi uma honra ter sido convidada para participar desse evento e representar a UFRN. Além de apresentar nossas pesquisas, tive a oportunidade de reencontrar colegas de longa data e conhecer novos estudiosos, todos envolvidos em projetos de alta qualidade, principalmente nas áreas de ecologia, genética e comportamento dos primatas”, afirmou a docente. A professora também teve a oportunidade de visitar a cidade de Manizales, a convite do pesquisador Sebastián Bustamante Manrique. Juntamente com outros pesquisadores, eles observaram os macacos da noite, uma espécie estudada pelo professor Manrique.