EUA executam condenado em Oklahoma, e total de penas de morte cumpridas no ano chega a 25

Um homem foi executado, nesta quinta-feira (19), no estado americano de Oklahoma por matar uma menina de 10 anos de idade. Kevin Ray Underwood, de 45 anos, foi a 25ª e última pessoa a sofrer a pena capital nos Estados Unidos em 2024. Ele foi executado por injeção letal na penitenciária estadual de Oklahoma, em McAlester, informaram as autoridades prisionais em um comunicado. O processo de execução começou às 10h04 e Underwood foi declarado morto dez minutos depois. De acordo com o Centro de Informações sobre a Pena de Morte, 2024 foi o décimo ano consecutivo com menos de 30 execuções no país.

Underwood, que trabalhava em uma mercearia, foi condenado em 2006 pelo abuso sexual e assassinato de Jamie Rose Bolin, filha de seus vizinhos em Purcell, ao sul de Oklahoma City. Bolin foi golpeada com uma tábua de corte e depois sufocada.

Na última sexta-feira (13), durante uma audiência de clemência, Underwood confessou o assassinato e expressou arrependimento. “Reconheço que, embora não queira morrer, mereço isso pelo que fiz. Gostaria de pedir desculpas à família da vítima e à minha família”, declarou.

Fonte: G1