A suspensão do TikTok nos Estados Unidos durou menos de um dia. A rede social chinesa chegou a sair do ar no país no final do último sábado (18), mas na noite do dia seguinte já estava parcialmente operando novamente na região.
A plataforma de origem chinesa tinha até domingo para vender as operações para uma companhia norte-americana ou então ser banida do país. Isso de fato chegou a acontecer: o TikTok ficou indisponível nos EUA, assim como outros serviços da desenvolvedora ByteDance. É o caso do editor de vídeos CapCut e até do jogo mobile de cartas Marvel Snap, criado por uma das suas subsidiárias.
O retorno foi confirmado pelo TikTok, que diz estar “em processo de restauração do serviço”. Por enquanto, o aplicativo segue fora das lojas digitais de Android e iOS, mas quem já tinha o serviço instalado em tablets ou smartphones voltou a acessar novamente o feed.
Trump salvou o TikTok nos EUA?
A medida que confirmou o banimento do TikTok foi aprovada inicialmente pelo Legislativo dos EUA, posteriormente sancionada pelo então presidente Joe Biden em abril de 2024.
Porém, essa não foi a primeira tentativa de suspender a plataforma no país: o próprio Trump foi o responsável pelo tentar banir o app em 2020, mas a ordem foi cancelada no ano seguinte pelo próprio Biden ao iniciar a gestão.
Fonte: TecMundo