Às vésperas da primeira reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir o patamar da taxa Selic, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que a taxa de juros elevada foi o principal problema enfrentado pela indústria da construção no 4º trimestre do ano. Segundo a Sondagem Indústria da Construção divulgada nesta segunda-feira (27), o entrave foi apontado por 34,1% dos empresários do setor, ante 25,4% no 3º trimestre.
O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, lembra que a indústria da construção é sensível à política monetária contracionista.
“A taxa de juros é bastante importante para o setor da construção. Ela condiciona tanto o lançamento de unidades quanto a própria demanda, já que as pessoas, normalmente, precisam financiar a compra de seus imóveis e empreendimentos. Por isso, a elevação da Selic traz sempre grande preocupação para o setor”, destaca.
A falta ou alto custo de trabalhador qualificado ficou na segunda posição do ranking dos principais problemas encarados pela indústria da construção no 4º trimestre, com 26,8%. A elevada carga tributária fechou o ano como o terceiro maior problema enfrentado pelo setor, de acordo com os empresários. Esse obstáculo foi assinalado por 26,6% dos entrevistados.
Fonte: Fiern