Novo estudo revela que o núcleo interno da Terra está mudando de forma

Cientistas desvendam mais um mistério do coração do nosso planeta: o núcleo interno, além de ter sua rotação invertida recentemente, está mudando de forma. Essa descoberta, publicada na revista Nature Geoscience, traz novas pistas sobre as forças que moldam o interior da Terra e influenciam o campo magnético que nos protege.

O núcleo interno da Terra, uma esfera sólida composta por ferro e níquel com aproximadamente 70% do tamanho da Lua, representa a camada mais profunda e enigmática do nosso planeta. Suas temperaturas ultrapassam os 5.400 graus Celsius, e as pressões exercidas ali são milhões de vezes mais intensas do que a pressão atmosférica na superfície.

Devido a essas condições extremas, a observação direta do núcleo interno é impossível. Contudo, os cientistas empregam ondas sísmicas, geradas por terremotos, para “visualizar” através das diversas camadas terrestres e, dessa forma, desvendar os segredos que o núcleo guarda.

“Podemos comparar os sinais que vemos quando o núcleo interno é retornado à mesma posição que estava em algum outro momento e ver se há diferenças que não podem ser explicadas pela rotação”, explicou o Dr. John Vidale, autor principal do estudo, à CNN.

Fonte: Revista Aventuras na História