Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas – Fortalecendo os Municípios, promovido pelo Governo Federal em Brasília (DF), reúne prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos e técnicas, gestores e gestoras para conhecer programas para ampliar parcerias e investimentos federais nas cidades brasileiras. A governadora Fátima Bezerra marcou presença nesta quarta-feira (12) no evento, onde ressaltou a importância dos investimentos federais para o desenvolvimento dos estados e municípios.
O evento iniciou suas atividades no dia 11 de fevereiro, e se estende até o dia 13 do mesmo mês. Seu objetivo é fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal. Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os visitantes poderão participar de mais de 100 Conferências e de 60 Oficinas.
Em visita ao estande do Novo PAC do Governo Federal, Fátima Bezerra destacou os investimentos do programa para o Rio Grande do Norte: “Habitação, escolas, aquisição de novas UBS, e 100% da transposição das águas do Rio São Francisco – o Ramal Apodi. Bem como a duplicação da BR 304, e o Hospital Metropolitano”, declarou. “Só em João Câmara são duas UBS”, confirma a prefeita Aize Bezerra. “São duas UBS em Baraúna também, e uma creche infantil”, complementa a prefeita Divanize Oliveira.
“Ontem o presidente Lula anunciou a nova etapa do PAC Seleções. São mais R$ 50 bilhões em investimentos. Mais UBS, mais creche, mais ambulância, mas Minha Casa Minha Vida, um monte de coisa boa”, informou Juliana Carneiro, Secretária-Executiva Adjunta do Ministério das Relações Institucionais (SRI). São mais recursos e oportunidades para os municípios cadastrarem suas propostas.
Mesa redonda “Encontro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais”
Com foco na construção e fortalecimento de ações e políticas que possam diminuir as desigualdades e a violência contra as mulheres nos municípios, prefeitas, vice-prefeitas e gestoras municipais de todo o país participaram da mesa redonda que discutiu soluções para os problemas que ainda permeiam a vida de muitas mulheres brasileiras. A mesa faz parte da programação do encontro de prefeitos e prefeitas, e a governadora Fátima Bezerra participou da discussão convocando as gestoras para a união de forças em um pacto federativo.