Semsur atuará de forma ostensiva durante o período de carnaval

O Carnaval de Natal contará com a atuação ostensiva das equipes da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O órgão terá como foco as ações ligadas a fiscalização do comércio informal, bem como vai intensificar o combate as ligações clandestinas de energia nos polos da folia (Ginásio Nélio Dias e Redinha, na Zona Norte; Ponta Negra, Petrópolis e Centro Histórico). Os agentes de campo e fiscais da secretaria estarão presentes, trabalhando para manter os espaços ordenados e seguros tanto para os trabalhadores informais quanto para quem for curtir a festa.

A expectativa é de que mais de 700 comerciantes informais atuem nos pontos de festa, sendo em média 350 apenas em Ponta Negra e no Nélio Dias, os maiores polos do evento. Entre as regras estabelecidas, está a proibição da venda e do consumo de bebidas em recipientes de vidro, medida que visa garantir a segurança do público. Caso sejam constatadas irregularidades, os agentes poderão aplicar penalidades, como lavratura de autos de infração, apreensão de mercadorias e equipamentos e, em casos mais graves, multas que variam de R$ 1.200 a R$ 100 mil.

O titular da pasta municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, enfatiza que a fiscalização é contínua e será reforçada no período carnavalesco: “A Prefeitura de Natal está comprometida em garantir que os eventos ocorram de forma organizada e segura. A Semsur seguirá com fiscalização rigorosa para evitar fraudes, proteger a população e assegurar que todos possam aproveitar o Carnaval com tranquilidade”, ressaltou.

Para evitar problemas como choques elétricos e sobrecarga no sistema de iluminação pública, a Semsur contará com equipes em regime de plantão. As equipes de iluminação e fiscalização estarão atuando de maneira integrada para coibir os furtos de energia, aponta o chefe de fiscalização da Semsur, Carlos Falcão: “Nosso objetivo é atuar preventivamente para evitar riscos à população e garantir que a energia utilizada nos eventos seja fornecida de forma regular”, explicou.

A equipe técnica fará a retirada imediata dos pontos de ligação clandestina que forem identificados, detalha o diretor do setor de iluminação da Semsur, Cromácio Barros: “Teremos um grupo de prontidão para atender a quaisquer ocorrências e verificar suspeitas de furto de energia. Essas ligações podem causar sobrecarga na rede elétrica e, consequentemente, acidentes graves”, alertou.

A Prefeitura de Natal reforça a orientação para que os cidadãos denunciem casos de ligações clandestinas e outras irregularidades aos fiscais da Semsur nos pontos de apoio em cada polo carnavalesco.

Feiras livres no Carnaval

Durante o Carnaval, as feiras livres da cidade manterão o cronograma normal de funcionamento, inclusive na terça-feira de Carnaval, 25 de fevereiro e na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. A decisão de abrir ou não as bancas ficará a critério dos feirantes, garantindo que o comércio continue funcionando para atender à população.

O horário e local das feiras estão disponíveis no link > natal.rn.gov.br/prefeitura-municipal-do-natal-feiras-livres.