Foi realizada na tarde desta terça-feira, 25, a solenidade de colação de grau de 173 estudantes das faculdades de Letras e Artes, Educação e Ciências Exatas e Naturais.
Os estudantes formados são dos cursos de pedagogia (noturno e matutino), letras língua portuguesa, letras língua espanhola, letras língua inglesa (EaD e presencial), música (EaD e presencial), matemática, física, química, ciências biológicas e ciências da computação
Um evento marcado pela emoção e orgulho dos amigos e familiares dos novos profissionais entregues ao mercado de trabalho pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
A solenidade foi presidida pela professora Dra. Meyre Ester Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Educação. A paraninfa das turmas foi a professora Anne Gabriella Dias Santos Caldeira, do Departamento de Química.
A oradora das turmas, Yanne Camille Andrade D’oliveira, aluna do curso de música, prestou uma homenagem a cada uma das faculdades que estavam integrando a solenidade.
Ela agradeceu aos familiares, aos professores e acima de tudo a Uern. “Sintam-se felizes por concluir essa jornada. Ser uerniano é lutar por oportunidades e reivindicar espaços nas oportunidades. É nunca deixar de estudar. É sobre honrar a sua própria trajetória dentro da Uern”, declarou.
“Tenho orgulho de ser formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, concluiu.
A paraninfa das turmas, Anne Gabrielle Dias dos Santos Caldeira, destacou o papel da Uern nas vidas dos graduandos. “Nós que fazemos parte dessa comunidade chamada Uern, sabemos o quanto a educação transforma vidas. Celebrem esta conquista e tenham certeza de que o aprendizado nunca acaba”, frisou.
“Não se esqueçam da felicidade e do entusiasmo de hoje. Quero encorajar cada um a seguir em frente”, complementou.
O discurso de encerramento foi da professora Dra Meyre Ester Barbosa de Oliveira, diretora da Faculdade de Educação, que presidiu a solenidade.
Meyre declarou que o momento marca uma virada na vida dos novos profissionais. “Hoje é um dia especial para todos nós. O tão sonhado momento da colação de grau que marca o fim de uma jornada e o início de um novo ciclo”, afirmou.
A presidente da solenidade ainda fez uma reflexão sobre o papel da universidade na formação humana. “A formação nutre estrita relação com a formação humana. Uma universidade não pode ser um espaço de formação técnica, mas fomentação do pensamento crítico e da qualificação profissional e intelectual. A universidade deve ser o lugar da pluralidade de pensamentos e questionamentos”, declarou.
“Hoje, ao colarem grau, vocês também carregam o compromisso com a transformação da sociedade”, concluiu.
A solenidade ainda contou com a divulgação dos formandos laureados com a Comenda do Mérito Acadêmico.
Confira a lista de alunos agraciados com a Comenda do Mérito Acadêmico:
Letras – Língua Portuguesa: Ângela Karina Carlos Lima
Letras – Língua Inglesa: Daminyk Santos Dias Simões
Música: Yanne Camille Andrade D’Oliveira
Química: Tiago André de Oliveira
Ciências Biológicas – Licenciatura: Natanael Alves Bezerra.