A Nasa está desenvolvendo um helicóptero para ser usado em missões de exploração em Marte. A ideia é que o novo veículo ajude a explorar cânions e crateras do planeta vermelho sob um novo ponto de vista – que outras missões que utilizam rovers ou drones, por exemplo, não conseguem entregar.
O helicóptero, batizado Nighthawk, foi descrito em dois estudos científicos, que foram apresentados durante a última Conferência de Ciência Lunar e Planetária (LPSC 2025), que aconteceu de 10 a 14 de março em Woodlands, no Texas (EUA). O projeto é liderado por Pascal Lee, da NASA, e Derric Loya do Instituto SETI e da Universidade Colorado.
O novo veículo deverá ter o tamanho de um carro SUV. Segundo destaca o site Universe Today, espera-se que ele consiga carregar cargas superiores a 5 kg por uma distância de 3 km ao dia. As cargas a bordo do Nighthawk deverão incluir uma câmera colorida, uma câmera em infra-vermelho e um instrumento capaz de detectar a presença de água.
O veículo deverá percorrer, em sua primeira missão, cerca de 300 km. A área de maior interesse, pelo menos no quesito prospecção de água, é o Glaciar Reflict, área na região do “Equador” marciano que pode ter mais água do que nos polos.
Fonte: Revista Galileu