Uern Natal recebe estreia da peça A Farsa da Boa Preguiça

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), recebe nesta sexta e sábado a peça A Farsa da Boa Preguiça do Grupo de Teatro Baobá, vinculado à Escola de Extensão da Uern (EdUCA). A ação é uma promoção do grupo em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a EdUCA e a Uern Natal. O espetáculo é uma adaptação livre da obra do dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna, com direção de Denilson David.

As apresentações acontecerão nos dias 11 e 12 de abril (sexta-feira e sábado), às 19h, no Complexo Cultural da Uern, localizado na zona Norte de Natal. A escolha do local reforça o compromisso da universidade com a promoção da arte e da cultura popular nordestina.

“Em Natal, nós temos um equipamento chamado Complexo Cultural da Uern e também a Escola de Extensão, a EdUCA, que tem um papel fundamental que é o de fomentar a cultura e as artes, seja por meio de ações formativas, de grupos e por meio do apoio a realização de ações culturais em nossa unidade aqui na Uern, Natal, no Complexo Cultural da Uern”, disse Irene van der Berg, diretora da EdUCA.

O espetáculo narra as aventuras do poeta popular, Joaquim Simão, que seus maiores problemas são a preguiça e o amor por outras mulheres. O poeta preguiçoso é casado com Nevinha, que tenta motivar seu marido a trabalhar. A montagem é uma verdadeira homenagem ao teatro popular e ao texto de Suassuna.

“Montar A Farsa da Boa Preguiça é, antes de tudo, um ato de celebração da cultura popular nordestina e da genialidade de Ariano Suassuna. É um mergulho profundo na alma do nosso povo — nas suas contradições, no seu humor, na sua fé e na sua incrível capacidade de resistir por meio da arte. Essa peça, ao mesmo tempo simples e sofisticada, estabelece pontes entre o sagrado e o profano, o cordel e o teatro clássico, o riso e a crítica social. Nossa expectativa é que esse trabalho seja acolhido com carinho e que possa tocar o coração das pessoas de forma verdadeira, provocando boas risadas e divertindo o público de todas as idades”, relatou Denilson David.Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla, ao valor de R$20,00. A classificação indicativa é de 10 anos, e o gênero do espetáculo é comédia.