Curso de Geologia da UFRN celebra 50 anos

Criado em 1975, o curso de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nasceu em um contexto oportuno para o estado. A descoberta de petróleo na Bacia Potiguar, somada à exploração de minerais como scheelita em Currais Novos, impulsionou a abertura da primeira turma.

Cinco décadas depois, pela primeira vez na história a graduação celebra uma importante conquista: a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), reconhecimento que atesta a excelência acadêmica do curso. Durante a avaliação, foram realizadas reuniões com coordenação, docentes e discentes, além de um tour virtual pelo departamento. O resultado final foi divulgado no dia 13 de março de 2025, com a atribuição da nota máxima.

Para celebrar o cinquentenário, o Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFRN) será palco de eventos comemorativos, entre os dias 27 e 29 de agosto. A confraternização organizada por docentes e discentes do Departamento de Geologia contará com palestras, debates e homenagens à história desses 50 anos de existência. 

Programação

A palestra de abertura será realizada por Jaziel Martins Sá, docente que esteve presente desde os primeiros dias da graduação, hoje aposentado. O professor apresentará o histórico do curso desde sua criação até os dias atuais. A abertura contará com uma mesa composta por representantes da direção do CCET e chefes de setor.

Também estão previstas palestras com egressos do curso, abordando as diferentes áreas de atuação em que se destacaram, como também suas passagens pelo mercado em empresas como Petrobras, Vale, setor de mineração e o Serviço Geológico do Brasil (SBG). Os representantes confirmados até o momento são: o gerente executivo de exploração da Petrobras, Jonilton Pessoa; o geoquímico formado na UFRN que atuou por 40 anos na Vale, em pesquisa mineral e ambiental, Carlos Augusto de Medeiros Filho; e a especialista em licenciamento da Aura Minerals  Jucieny Barros.

O encerramento terá uma mesa-redonda sobre a situação atual da graduação e perspectivas futuras, seguida de homenagens a docentes aposentados, servidores técnico-administrativos e outras figuras que contribuíram para a formação e desenvolvimento do curso. 

As comemorações dos 50 anos já começaram. A Coordenação do Curso de Geologia e o Departamento de Geologia (DG/UFRN) lançaram um logotipo oficial em comemoração ao cinquentenário. As responsáveis pela arte foram as alunas Laura Beatriz de Souza e Ilônia Kaillane Costa Silva, que venceram o concurso de criação do logo. 

Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail ccgeo@ccet.ufrn.br ou no perfil oficial do Curso de Geologia no Instagram