Cantora, compositora e atriz potiguar, Juliana Linhares lançou em março de 2021 seu álbum solo de estreia intitulado Nordeste Ficção. No dia 22 de maio de 2025, o show que já passou por todos os estados do Brasil e também no exterior, será apresentado no Teatro Riachuelo, em Natal, com participações super especiais de Petrúcio Amorim, Khrystal e Rafael Barbosa.
O álbum, que tem direção artística de Marcus Preto e produção musical de Elísio Freitas, foi imaginado como um roteiro de teatro, um romance de autoficção e um docudrama cinematográfico. Em 11 faixas, o trabalho traz uma beleza e alegria irresistíveis, remetendo aos deliciosos LPs clássicos de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, Terezinha de Jesus e outros nomes da geração nordestina lançados na virada dos anos 1970 para os 1980. Traz ainda a grandeza melódica e poética de compositores como Alceu Valença, Ednardo, Belchior e Zé Ramalho e dialoga com os herdeiros deles nos anos 1990: Chico César, Zeca Baleiro, Rita Benneditto, Lenine etc.
Com o sucesso do álbum Nordeste Ficção, a faixa que abre o disco, “Bombinha”, foi trilha sonora da novela Mar do Sertão, da Rede Globo, que contou também com participação de Juliana Linhares como atriz em um dos capítulos. A música também foi regravada no último álbum de Daniela Mercury, lançado para o carnaval de 2022. Em 2023 foi a vez de “Balanceiro” entrar para a trilha das novelas. Foi tema da personagem de Juliana Paes no remake de Renascer (TV Globo).
Juliana Linhares também é a voz à frente da banda Pietá desde 2012. Vale ressaltar também que nas artes cênicas, Juliana Linhares já trabalhou com João Falcão em A Ópera do Malandro e Gabriela, esteve ao lado de Angel Vianna no espetáculo O Tempo Não Dá Tempo dirigido por Duda Maia, foi diretora assistente em Vamos Comprar um Poeta, é alternante da atriz Laila Garin no musical A Hora da Estrela e atua em Contos Partidos de Amor.