A escola de samba Imperatriz Leopoldinense revelou que seu enredo para o Carnaval de 2026 será uma homenagem ao cantor Ney Matogrosso.
A proposta, conforme revelou o carnavalesco Leandro Vieira em conversa com a revista Veja, foi batizada como “Camaleônico” e busca destacar a persona artística do músico, suas relevantes contribuições culturais e a longevidade de seu canto.
“Ney é um camaleão não apenas pela versatilidade musical construída nesses mais de cinquenta anos de carreira, mas também pela extraordinária identidade visual mutante que nos arrebata. Ele é o homem Neanderthal, o Bicho-homem e o Pássaro-homem”, justificou.
Em cena, ele é bandido, bandoleiro e cigano. Uma boneca cobiçada, um Homem com H, aventureiro e inclassificável. Um fauno camaleônico e carnavalesco que me interessa”.
Atualmente, está em cartaz nos cinemas brasileiros a cinebiografia “Homem com H”. A obra, vale recordar, foi escolhida para o encerramento do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, marcado para o dia 6 de maio.
A sessão acontece no L’Arlequin, cinema de rua modernista que fica no bairro de Saint Germain-des-Près e serve de sede do evento, com a presença do próprio Jesuíta Barbosa, do cineasta Esmir Filho e da produtora Verônica Stumpf.
No enredo, Ney Matogrosso repassa toda sua intensa trajetória da juventude, marcada por uma origem humilde e embates com o pai, até o estrelato, alcançado através da estreia nos Secos e Molhados. Nomes como Jullio Reis, Bruno Montaleone, Céu, Rômulo Braga, Mauro Soares, Jeff Lyrio, Hermila Guedes, Carol Abras e Lara Tremoroux contracenam.
Fonte: Papelpop,