Três anos de fumaça cinza: os bastidores do conclave mais longo da história

Fumaça negra saiu da chaminé da Capela Sistina na noite desta quarta-feira (horário local), sinalizando uma primeira votação inconclusiva dos cardeais trancados na Capela Sistina em um conclave para eleger um novo papa para guiar a Igreja Católica Romana.

Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, esperando a fumaça sair de uma estreita chaminé no teto da capela no final de um dia rico em rituais e pompa, com os prelados orando por orientação divina em sua votação secreta.

As multidões tiveram de ser pacientes, já que a fumaça demorou mais que o esperado, mais de três horas após o início do conclave — uma hora a mais do que na primeira votação no conclave de 2013 que elegeu o falecido Papa Francisco.

Quando um papa é escolhido, surge uma fumaça branca, mas isso não era esperado nesta quarta-feira — um pontífice nunca foi escolhido no primeiro dia de um conclave nos tempos modernos.

Mas alguns cardeais disseram nesta semana que esperavam encerrar o processo na quinta ou na sexta-feira para mostrar que a Igreja pode permanecer unida após o papado de 12 anos de Francisco, que faleceu no mês passado, e que muitas vezes causou divisões.

Fonte: MSN