No sítio arqueológico de Tell Abu Saifi, localizado na porção norte do Deserto do Sinai, no Egito, especialistas do Ministério de Turismo e Arqueologia descobriram elementos arquitetônicos que ampliam a visão sobre o que parece ser uma antiga estrutura militar. Entre os achados mais recentes estão residências, fornos, uma vala de defesa militar e uma estrada pavimentada com calcário, antes cercada por árvores.
Há alguns anos, o local já foi reconhecido como uma fortaleza de defesa do território relativamente importante, onde se imagina que navios ptolomaicos eram construídos e reparados. No entanto, os arqueólogos acreditam que as ruínas ainda guardam diversos segredos a respeito da vida durante a dinastia ptolomaica e a era romana – o que as novas evidências podem ajudar a esclarecer.
Frente oriental
Como destaca a revista Smithsonian, a dinastia ptolomaica do Egito começou com o governo do rei Ptolomeu I Sóter, por volta de 305 a.C. A fortaleza no deserto provavelmente foi construída durante esse período, e posteriormente modificada pelos romanos, que governaram o país a partir de 30 a.C.
Nesse sentido, a fortaleza de Tell Abu Saifi poderia ter desempenhado um papel fundamental na proteção das fronteiras orientais do Egito. Isso é, agindo de forma a reafirmar o seu poder militar para o exterior e assegurar a sua influência interna.
Fonte: Revista Galileu