Nova estrada, nova vida no Alto Oeste: 36 km restaurados da RN-177

No sertão do Rio Grande do Norte, onde cada conquista é fruto de luta e resistência, a restauração da RN-177 renova os caminhos do desenvolvimento. A rodovia é uma artéria vital para o Alto Oeste potiguar: interliga municípios ao estado do Ceará, permite o escoamento da produção da agricultura familiar e garante o acesso de estudantes aos campi da UERN, UFERSA e IFRN.

Para quem vive da terra, a nova estrada representa mais do que infraestrutura. “Tava muito ruim. Agora o que plantamos tem como chegar ao destino”, comemora a agricultora Francisca Elenilde Alves, 59 anos, de Francisco Dantas.

Na quinta-feira (15), a governadora Fátima Bezerra entregou três importantes trechos restaurados da RN-177, que interligam os municípios de Pau dos Ferros, Francisco Dantas, Viçosa, Portalegre, Itaú e Rodolfo Fernandes. Foram mais de R$ 19 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, totalizando 27 km restaurados.

Encerrando a agenda no Alto Oeste nesta sexta-feira (16), a governadora entregou mais um trecho da RN-177, desta vez interligando os municípios de São Miguel e Coronel João Pessoa. São mais 9 km restaurados, com investimento de R$ 5,6 milhões — somando agora 36 km de estrada renovada.

Implantado em 1979 e pavimentado no ano seguinte, o trecho não passava por restauração desde 2010. Em 2018, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) chegou a classificá-lo como “péssimo”. A nova entrega representa a superação de um ciclo de abandono.