A governadora Fátima Bezerra (PT) se comprometeu em pagar os salários dos servidores de 2020 em dia, inclusive o 13° salário. A governadora, no entanto, afirmou que só voltará a conversar sobre o pagamento dos salários atrasados de 2018 – 13° e o mês dezembro – em 2021.
“O 13° salário de 2020 será pago dentro do exercício deste ano. Já os atrasados, a gente vai retomar a discussão desse assunto com os servidores no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou, ao ser questionada sobre o tema durante uma entrevista. “Nós tínhamos nos planejado em pagar mais uma folha atrasada neste segundo semestre de 2020, mas veio a pandemia, que acarretou uma queda brutal de receitas. Claro que houve repasse do governo federal, para estados e municípios, mas o governo priorizou, na gestão de recursos, o combate à pandemia. Pagamos duas folhas atrasadas [13° de 2017 e novembro de 2018], e as demais, repito, voltaremos a discutir no próximo ano”, explicou Fátima.
Em valores atuais, o governo do estado deve quase R$ 700 milhões em salários de 2018, herdados da gestão anterior. Claro que a dívida é do estado e não há o que se questionar sobre a obrigação do pagamento por parte do governo Fátima. Atrasar salários de servidores sempre causa um desgaste muito grande a qualquer governo. Por isso é preciso deixar bem claro para a população quem atrasou os salários sob pena de ficar com essa herança maldita no colo. Fátima terá que repetir com todas as letras: Foi o ex-governador Robinson Faria quem deixou de pagar a vocês e não eu.
Com certeza, Fátima que não é boba e sabe das pretensões políticas do pai do ministro Fábio Faria terá isso como um mantra até a eleição de 2022.