Superintendente da Comunica/UFRN quis reformular “TVU Esporte” porque era feito por “mulheres” e ele queria que colocassem homens

O pré-candidato a vereador de Natal, o artista e produtor cultural Rodrigo Bico, declarou em suas redes sociais na noite da quarta-feira, 02, consternação com o ‘encerramento’ das atividades jornalísticas na TVU (TV Universitária), que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seguida, Bico fez uma nova postagem de desculpando, conforme noticiamos AQUI. O BLOG ANTENADO recebeu informações de que é fato o fim do jornal “TVU Notícias” da TV Universitária. Há ainda na programação da TV “interprogramas” jornalísticos. Portanto, o jornalismo não “acabou” na emissora, como Bico havia externado em suas redes sociais. 

Porém, há um fato curioso apurado pelo BLOG ANTENADO a respeito do fim do “TVU Notícias”: segundo informações colhidas, o jornal foi encerrado para uma “reformulação”, mas sem data alguma de previsão de retorno. Da mesma forma foi feito com o “TVU Esporte”. Tal decisão foi propositada pelo atual professor e Superintendente da Comunica/UFRN, Sebastião Faustino. De acordo com nossas fontes, o professor decidiu que o “TVU Esporte” fosse reformulado porque só era feito por “mulheres” e ele queria que colocassem homens, pois, segundo ele, era algo “excludente”. Ainda pelo que apuramos, as estudantes de jornalismo continuam fazendo matérias para as redes sociais, mas não sabem quando e nem se vão voltar ao estúdio. Outro detalhe é que o programa de esporte que existe na FMU é praticamente feito por homens, apenas. 

O professor Sebastião Faustino foi empossado como novo Superintendente da Comunica/UFRN em agosto de 2019. Segundo a UFRN, ele já atendia como pro tempore desde o início da gestão do Reitor José Daniel, período em que trabalhou na reestruturação da comunicação da universidade. Na mesma cerimônia, tomaram posse ainda a nova diretora da TVU, professora Miriam Moema, e o novo diretor da Agecom, jornalista José de Paiva Rebouças. 

Professora Miriam Moema assumiu a TVU e o jornalista Paiva Rebouças a Agecom – Foto: Wallacy Medeiros