Racismo e Plano Estadual são discutidos no 1º dia de Conferência

Após a abertura da II Conferência Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, realizada na noite desta quarta-feira (16), foi aberto na manhã desta quinta-feira (17) o primeiro dia de conferência virtual iniciado com a apresentação dos trabalhos realizados pela Comissão Especial responsável pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP) do Rio Grande do Norte, responsável pela Primeira versão da Política de Segurança.

O Policial Rodoviário Federal Helton Edi, presidente da subcomissão técnica responsável pela elaboração da política e do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP), apresentou o projeto da Comissão Especial. Ele destacou as três fases que compõem o trabalho. A 1ª fase foi a elaboração do documento orientador, o qual serviu de ponto inicial para as discussões acerca da construção da Política e do Plano.

A 2ª fase contempla as consultas públicas e os diagnósticos que servirão de subsídios para o Plano. Nesta fase, já foram ouvidos mais de 40 setores entre públicos, privados, civis e militares, com o registro de mais de 280 encaminhamentos que ajudaram na construção da primeira versão da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Ainda nesta fase, foram elaborados dez diagnósticos sobre a violência no estado.

A 3ª e última fase diz respeito ao Plano de ações, o modelo de governança e as iniciativas legais que formalizarão todo o trabalho. Helton Edi enfatizou que a participação social na construção da Política Estadual de Segurança Pública será consolidada com a plenária final da II Conferência Estadual de Segurança Pública e de Defesa Social, bem como de uma Audiência Pública a ser realizada na Assembleia Legislativa, ainda sem data definida.