O ano de 2020, não será esquecido em virtude das problemáticas e traumas vivenciados pela população mundial, devido à pandemia da Covid-19, que de modo global colocou todo o planeta em um isolamento social compulsório, o que provocou a suspensão de aulas em todo o mundo. Diante do contexto, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou na edição do Diário Oficial do Município (DOM) o protocolo para retorno das atividades escolares da Rede Municipal de Ensino.
A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, explica que o Plano visa apresentar ações essenciais ao retorno da comunidade escolar ao espaço educativo, considerando a importância da criança e do jovem prosseguirem em sua vida estudantil. No documento, é apresentado providências, cujo principal objetivo foi norteado pela proteção à vida, evitando não deixar pontos sem discussões, ações efetivas, como também apresentar cuidados relativos à saúde psicológica de crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, ações que contemplem os vários segmentos constitutivos do espaço e fazer escolares.
De acordo com o plano de ação de retorno das aulas 2020/2021, com a progressiva diminuição da taxa de contágio, os sistemas de ensino reorganizam o retorno às atividades escolares na premissa de que esse retorno precisa acontecer de modo seguro para todos, pois enquanto não houver vacina, haverá sempre um risco iminente de contaminação. Ainda mais, disseminado no espaço escolar, que é característico por aproximações físicas e afetivas entre profissionais da Educação e seus estudantes, independente do nível de escolaridade.