O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou nesta sexta-feira, 22, o processo de registro de candidatura de Kericlis Alves Ribeiro, o “Kerinho”, a deputado federal nas eleições de 2018. O processo anulou os 8.990 votos do então candidato nas eleições de 2018, e, com isso, alterou o quadro de representantes da Câmara Federal. Com a decisão, Fernando Mineiro (PT) assume vaga na Câmara dos Deputados Federais. Assim, Beto Rosado (PP), perdeu o cargo que havia conseguido com um novo cálculo do coeficiente eleitoral em 2018.
O placar dos votos foi de 3 x 2. Seguiram o voto pelo indeferimento do relator Ricardo Tinoco: desembargador Ibanez Monteiro e o juiz federal Carlos Wagner. Favoráveis ao deferimento: juízes Fernando Jales e Adriana Magalhães.
A Justiça Eleitoral analisou o pedido feito por Fernando Mineiro (PT) para impugnar a candidatura de Kerinho. A defesa do petista alegava que Kerinho não cumpriu a regra de desincompatibilização do serviço público.
Fernando Mineiro ocupa, atualmente, cargo de secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo do Rio Grande do Norte.