NAS ALTURAS: Ministério Público abre procedimento sobre aumento do preço da gasolina em Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) comunicou que recebeu uma reclamação, junto à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a respeito do atual aumento nos preços dos combustíveis nos postos da capital potiguar. Com isso, será aberto um procedimento para apurar a reclamação. Além disso, a Promotoria relembrou que, no órgão, já existia um procedimento antigo sobre cartel no setor de combustíveis, que foi arquivado, e ainda uma ação judicial, que foi julgada improcedente. Apesar da recente ação do MPRN, o preço da gasolina pode permanecer acima do comum para os natalenses.

OPINIÃO DO BLOG ANTENADO: 

De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Natal encerrou a semana entre 17 e 23 de janeiro de 2021 com a gasolina mais cara de todas as capitais da região. O preço médio captado pela agência na cidade foi de R$ 4,794.

E só aumenta. Basta anunciar um novo aumento que os postos já reajustam mesmo tendo combustível comprada no preço anterior. O curioso é que em todos os postos é praticamente o mesmo preço. A prática de cartel envolve um esquema claro de combinação de preços com ameaças de donos de postos que não seguem a cartilha do grupo. Eles têm seus postos assaltados e precisam andar com segurança em carros blindados se não praticarem os mesmos preços da tabela criminosa. Até quando?