VOLTOU ATRÁS? Ministério da Saúde diz que não cumprirá o cronograma de vacinação divulgado a governadores

O Ministério da Saúde anunciou ontem, 18, que não cumprirá o cronograma divulgado pela própria pasta na quarta após reunião com governadores. Segundo o ministério, o Instituto Butantan fornecerá apenas 2,7 milhões de doses em fevereiro, o que corresponde a 30% das 9,3 milhões de doses anunciadas inicialmente pelo governo federal. Em resposta, o Butantan afirmou que o órgão “ignora fatos” e cita “desgaste diplomático causado pelo governo brasileiro em relação à China” como causa de atraso na entrega de matéria-prma para produção de vacina.

Segundo nota do Ministério da Saúde, o órgão foi informado sobre a mudança no ritmo de entregas na tarde desta quinta-feira por meio de um ofício. O comunicado afirma que a “redução no número de vacinas quebra a expectativa do Ministério da Saúde de cumprir o cronograma divulgado em 17/02 pelo ministro Eduardo Pazuello”.

Em vídeo, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, cobrou o cumprimento do cronograma por parte do Butantan. De acordo com ele, diante do atraso, a pasta vai ter que rever os grupos prioritários e suspender a planilha com previsão de distribuição que havia sido repassada aos secretários estaduais de saúde.