A Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada à Rede Ebserh (MEJC/UFRN/Ebserh), realizou na segunda-feira, 1º, a integração de 23 novos residentes em saúde, sendo oito do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, um do Programa de Residência em Endoscopia Ginecológica e 14 do Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal, que reúne profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, fonoaudiologia e farmácia. O acolhimento foi organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), em parceria com a Comissão de Residência Médica (Coreme) e a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), obedecendo os protocolos de segurança sanitária para a covid-19.
A palestra de abertura ficou a cargo da médica, professora e diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN), Selma Maria Bezerra Jerônimo que abordou o tema Desafios de Pandemias num mundo globalizado e mídias sociais: o caso da Covid-19. Na ocasião, a especialista apresentou dados recentes do coronavírus no Brasil e no mundo e fez uma análise com a pandemia da gripe espanhola, que acometeu o mundo entre os anos de 1917 e 1920. “Em um contexto globalizado, não somente a saúde e o bem-estar das pessoas estão em jogo, mas também as relações econômicas e políticas. Se faz necessária uma melhor organização do sistema de saúde para poder responder à pandemia. Um vírus de transmissão respiratória com período de incubação que não permite que as pessoas se movimentem é um problema global e precisa ser pensado como tal”, disse a Selma Jerônimo.
As residências em saúde da MEJC constituem cursos de pós-graduação lato sensu, caracterizados como treinamento em serviço e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são oferecidos quatro programas de residência: Endoscopia Ginecológica; Neonatologia; Ginecologia e Obstetrícia; e Multiprofissional em Saúde com ênfase em Intensivismo Neonatal. A integração dos novos residentes segue até a sexta-feira, 5, com a realização de palestras com temas voltados à área de saúde, visita técnica nas instalações da maternidade e apresentação de protocolos e sistemas operacionais a serem utilizados pelos novos alunos.
Fonte: UFRN