A Escola de Música da UFRN (EMUFRN), por meio do Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (SEMBRAIN), realiza inscrições para projetos de músicas voltados para pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais específicas. As inscrições, que começam no dia 9 de março, para alunos antigos, e de 10 a 12 de março para novos alunos, devem ser feitas através do e-mail sembrain.inscricoes@gmail.com.
Os interessados devem enviar, na inscrição, os seguintes documentos: ficha de inscrição com todos os dados devidamente preenchidos, cópia da carteira de identidade e CPF (do aluno e do responsável), cópia de comprovante de residência e laudo médico que comprove a deficiência referente à vaga pleiteada.
Os inscritos receberão o resultado do preenchimento das vagas e orientações para matrícula nos dias 15 e 16 de março, através do e-mail utilizado para pré-inscrição. Se houver mais procura que vagas disponíveis, a seleção se dará por entrevista, e os casos de desempate ocorrerão por ordem de pré-inscrição.
Os cursos são gratuitos e devem iniciar no dia 22 de março, de modo remoto. A cada semana os monitores irão enviar uma videoaula que os alunos devem assistir na companhia dos pais ou responsáveis. Após cada três semanas de videoaulas, haverá uma aula síncrona, pelo Google Meet, no horário correspondente da turma.
Para alunos, a partir de 11 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as aulas acontecem nas segundas-feiras, das 13h30 às 14h30 e serão ofertadas 5 vagas. Para alunos com Síndrome de Down, de 5 a 10 anos, serão disponibilizadas 10 vagas e as aulas acontecem nas sextas-feiras, das 13h30 às 14h. Já na turma de jovens e adultos a partir de 11 anos, serão disponibilizadas 10 vagas, com aulas nas sextas-feiras, das 14h às 14h30.
Para os alunos com deficiência visual serão ofertadas três turmas, sendo elas: A Vivência Musical, com 10 vagas disponíveis e as aulas acontecem na segunda-feira, de 8h às 10h, além disso os alunos devem possuir flauta doce soprano Yamaha (sistema barroco); A Orquestra de violões, com 8 vagas disponíveis e com aulas nas segundas-feiras, às 14h e os alunos devem saber ler partitura em braille e possuir violão; e o Grupo Esperança Viva, com 10 vagas disponíveis para os alunos que têm o domínio de flauta doce, as aulas acontecem na segunda-feira, das 10h30 às 12h.