A atenção à saúde mental durante o período da pandemia da Covid-19 foi mais uma frente de atuação da UFRN. Atenderam à comunidade 34 psicólogos do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), unidade suplementar do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), e do Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das Práticas em Saúde (LETHS), do Departamento de Psicologia, em parceria com outros 20 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Instituto Bem te vi.
Os teleatendimentos ocorreram no período de março a dezembro de 2020, por intermédio do Disque Prevenção ao Coronavírus, com atendimento diário das 7h às 23h. Atualmente, o trabalho está em fase de produção de relatórios, enquanto o plantão psicológico segue com a Sesap.
Porém em 2021, os atendimentos psicológicos regulares do SEPA estão ocorrendo normalmente, e, segundo a diretora da unidade, Symone Fernandes de Melo, houve uma grande demanda de inscritos tanto da comunidade acadêmica quanto externa. O atendimento psicológico acontece de forma online, seguindo os protocolos de saúde. O grupo de psicólogos está pronto para ouvir, trocar ideias e ajudar o paciente a encontrar respostas para questões subjetivas emergentes que causam sofrimento no momento.
Fonte: UFRN