RN recebe 75 concentradores de oxigênio enviados pelo Projeto Gratidão de Manaus (AM)

O Governo do Estado segue buscando alternativas para apoiar os municípios que estão em situação de desabastecimento de oxigênio. Na noite desta terça feira (22) chegam a Natal 75 concentradores de oxigênio enviados pelo Projeto Gratidão de Manaus (AM).O concentrador de oxigênio portátil é uma ferramenta que auxilia no tratamento de pacientes moderados a graves acometidos pela Covid-19 e fornece oxigênio complementar para que o paciente mantenha a saturação acima de 90%, o que é ideal para a saúde.

Além dos 75 concentradores, foi garantida a chegada de 160 cilindros de oxigênio ainda esta semana. O pedido foi feito em reunião com Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Além disso, foram pedidos mais 450 cilindros de oxigênio, que serão enviados aos municípios. É importante ressaltar que as unidades de referência com gestão do Estado seguem abastecidas. A diferença dos concentradores de Oxigênio para os Cilindros é que os concentradores são versões menores dos tanques de oxigênio comprimido e podem ser transportadas com o paciente, em contrapartida, cilindros maiores são mais indicados para uso estacionário.

Garantia de abastecimento de oxigênio

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) Ajuizou ação para que a White Martins, fornecedora contratada pelo estado Justiça Estadual, pudesse ampliar o contrato de fornecimento de oxigênio para a rede estadual de hospitais, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Com a ação ganha, o estado garante o acréscimo de 25% na quantidade de oxigênio entregue pela White Martins e será voltado para os municípios do Rio Grande do Norte que passam por dificuldade de abastecimento por conta do aumento da demanda de casos de Covid-19. A medida vai beneficiar municípios com dificuldade de abastecimentoA Sesap pediu um levantamento do Cosems-RN, demandado pela Sesap, e constatou que 46 municípios necessitam hoje de cilindros adicionais para sustentar a demanda com o aumento das internações. As Prefeituras são responsáveis pelo abastecimento de suas unidades, mas é importante lembrar que o SUS é tripartite e vamos fazer o que for necessário para salvar vidas!