Hospital Walfredo Gurgel realiza procedimento ortopédico especializado

O hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), iniciou, na última sexta-feira (19), cirurgias eletivas ortopédicas utilizando um material cirúrgico especializado, o Ilizarov – fixador externo em aço inoxidável utilizado em fraturas expostas ou alongamentos de ossos.

O procedimento foi realizado em uma paciente de 16 anos que aguardava desde dezembro do ano passado pela cirurgia, após um grave acidente de moto com fratura de fêmur, tíbia e tornozelo, além de infecções associadas às fraturas expostas. Através da iniciativa do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e direção do Hospital Walfredo Gurgel foi feita uma Chamada Pública para contratação da empresa que fornece este material ortopédico específico, considerado “extra SUS”.

Com a Chamada Pública, serão 100 cirurgias mensais no Walfredo Gurgel e também 80 cirurgias mensais no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, para diversas áreas da ortopedia e traumatologia.

“Está sendo considerado um marco, por nunca ter sido antes realizada especificamente no Walfredo Gurgel, pois o hospital realizava as cirurgias de ‘primeiro tempo’, com estabilização da fratura, tendo que o paciente ser transferido para outro prestador para concluir sua cirurgia definitiva. Às vezes era preciso ir para outro estado fazer o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com essa iniciativa, o paciente consegue resolver no próprio hospital, otimizando o tempo de internação e a rotatividade dos leitos”, explicou Micaela Dantas, enfermeira do Núcleo Estadual de Ortopedia (NEO) do Complexo de Regulação do RN.

A cirurgia realizada na sexta-feira (19) durou 4 horas, com uma equipe composta por dois cirurgiões ortopedistas, subespecialistas em pé e tornozelo, anestesista, instrumentador cirúrgico, enfermeira e 2 técnicos de enfermagem. O tempo de recuperação leva, em média, de seis meses a um ano.