Governo explica que ainda não abriu UTI neonatal por falta de pediatras

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que finalizou na quarta-feira (24) o processo de licitação para contratação emergencial de médicos pediatras e neonatologistas. São 1590 plantões contratados para proporcionar a abertura dos 20 leitos de UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes e de mais 20 leitos no interior do estado. Segundo a SESAP, há uma carência de médicos desta especialidade e é um problema que afeta todo o país, dificultando a abertura de leitos de UTI Neonatal.

Ainda de acordo com a Sesap, atravéss do Governo Cidadão, o Governo do RN e a Secretaria investiram R$ 5,3 milhões para retomar e concluir as obras que estavam paradas no Hospital Maria Alice, além de garantir também a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento da unidade, reabrindo a UTI pediátrica que estava fechada há três anos. A ação é parte do esforço da gestão em estruturar uma rede materno-infantil, que conta também com outros 20 leitos de UTI Neonatal para serem abertos, sendo 10 em Currais Novos e 10 em São José de Mipibu.

A Sesap ainda destinou dez leitos de UTI do Hospital Maria Alice Fernandes para atender crianças acometidas pela Covid-19. A Sesap também está investindo na qualificação e formação de profissionais através do Programa de Residência Médica em Neonatologia, que funciona no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) e teve vagas abertas em janeiro deste ano. A gestão também vem mantendo o diálogo com o Conselho Regional de Medicina e as cooperativas médicas na busca de apoio para solucionar a dificuldade de contratação de médicos neonatologistas. A rede SUS no Rio Grande do Norte tem hoje em sua estrutura para assistência pediátrica e neonatal: 50 UTIs pediátricas e 91 UTIs Neonatal. São 59 leitos de UTI neonatal e 40 leitos pediátricos de UTI em Natal, 10 leitos de UTI Neonatal em Parnamirim, 5 leitos de UTI Neonatal em Santa Cruz e 17 UTIs Neonatal e 10 UTIs pediátricas em Mossoró.