Já está disponível para preenchimento o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, sistema eletrônico para avaliação rápida e confiável da cultura de segurança do paciente (CSP) em hospitais. A iniciativa é da Anvisa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), contando também com a participação de pesquisadores do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O software já foi lançado pela Anvisa em 2019, mas agora está em sua terceira versão e traz novas funcionalidades para a avaliação de 2021. Os resultados serão úteis para a promoção de práticas seguras em hospitais brasileiros, fortalecendo o Programa Nacional de Segurança do Paciente.
O sistema conta com dois aplicativos gratuitos que dispõem de uma versão traduzida e adaptada para o Brasil da Pesquisa Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture – HSOPSC) da Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde (Agency for Healthcare Research and Quality – AHRQ) dos Estados Unidos (EUA).
O sistema permite aos profissionais de saúde o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados, percepção de segurança e trabalho em equipe.
As dimensões contemplam também expectativas e ações da direção ou supervisão da unidade, comunicação sobre erros identificados, além de informações sobre o apoio da gerência do hospital para a segurança do paciente, entre outros.
O relatório é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário por e-mail ou com o uso de tablets e smartphones, facilitando o feedback aos interessados e contribuindo para a promoção de intervenções de melhoria nos serviços. A Anvisa já estimulou a participação dos serviços de saúde nessa avaliação em 2019 e pretende que em 2021 mais instituições participem dessa avaliação nacional. Acesse aqui o formulário: Avaliação da cultura de segurança do paciente.