UFRN ingressa em novo programa para mobilidade de estudantes

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será uma das três representantes da região Nordeste no programa Promover Andifes, elaborado e realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com o intuito de promover mobilidade virtual em rede. A participação da UFRN foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, 20, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A iniciativa permite que os estudantes de graduação de uma instituição federal de ensino superior (IFES) possam cursar disciplinas ofertadas por outra participante. “O programa é uma grande oportunidade para os alunos e certamente irá promover o crescimento em rede das instituições, a partir da interação entre alunos e professores”, afirma a pró-reitora de Graduação da UFRN e relatora do processo no Consepe, Maria das Vitórias Vieira.

A UFRN ingressa na segunda etapa do projeto piloto, cuja versão inicial contou com a participação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com vistas à expansão e fortalecimento do programa, será ampliado para 12 o número de universidades participantes no próximo edital, que tem previsão de lançamento até o final de abril.

De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a escolha da instituição para integrar o grupo do projeto piloto foi unânime entre a Rede de Universidades Federais do Nordeste (RENE/Andifes). “Em breve, a ação envolverá todas as IFES do Brasil. Esse é o desejo da Andifes, que ainda espera ampliar o programa para a pós-graduação e atividades de extensão. Também se espera a realização de parcerias internacionais, o que representará um grande fortalecimento para a rede de instituições”, explica.

Fonte: UFRN