Policial que matou George Floyd é considerado culpado em tribunal nos EUA

Derek Chauvin, o policial acusado pelo homicídio de George Floyd, foi considerado culpado nesta terça-feira (20/04) das três acusações que pesavam contra ele, após o julgamento considerado o mais importante envolvendo um caso de violência policial nos Estados Unidos nas últimas décadas. A morte de Floyd, asfixiado enquanto era imobilizado pelo policial, desencadeou uma série de protestos em todo o país e se tornou o símbolo da luta contra o racismo após décadas de excessos cometidos pela polícia contra as minorias.

Durante o julgamento, os 12 jurados ouviram depoimentos de 45 testemunhas, incluindo pessoas que estavam no local quando Chauvin deteve Floyd em uma rua de Mineápolis, de policiais, especialistas médicos, além de horas de evidências em vídeo. Durante o julgamento, os parentes de Floyd, muitos dos quais vieram do Texas para acompanhar o processo, se revezavam no único assento reservado para eles no tribunal. Antes da decisão do júri, o presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com membros da família por telefone. “Rezo para que o veredito seja o correto”, disse o presidente.

Após dois dias de deliberações, os jurados decidiram que Chauvin era culpado pelas três acusações de homicídio não intencional. Logo após o anúncio, centenas de pessoas que estavam próximas ao tribunal comemoraram o veredito. Multidões saíram às ruas da cidade para celebrar a condenação.

Fonte: DW Brasil