Ontem (21), a Praia das Minas, famoso ponto de desova das tartarugas na Praia da Pipa, amanheceu repleta de lixo urbano de origem desconhecida. O lixo foi trazido pela ação das ondas e surpreendeu pela quantidade de plásticos e de lixo hospitalar, como seringas.
A Prefeitura de Tibau do Sul deslocou uma equipe de limpeza para o local, que realizou um trabalho junto com voluntários da organização Tribo Bahia Ambiental para retirada de meia tonelada de lixo da praia, até o momento.
A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana do município enviou uma bióloga para avaliar o prejuízo para o bioma local, e um relatório está sendo preparado, inclusive com dados que possam auxiliar na identificação da origem do lixo. O relatório será concluído ainda nesta quinta-feira (22).
“Essa foi uma ação criminosa e que gera danos gravíssimos para uma área de preservação, uma das mais importantes para sobrevivência de espécies marítimas”, alertou a Secretária de Meio Ambiente, Laíra Sousa. Até o final da tarde desta quarta-feira ainda restava lixo na praia, e a ação de limpeza continuará até que a situação volte ao normal.