Sem saber que estava sendo gravado na reunião do Conselho de Saúde, o Ministro da Economia Paulo Guedes disse que “o chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva que a do americano” Ele também criticou a educação pública no Brasil, dizendo que “ensina sexo a crianças” e que existe “droga dentro da universidade”. Ao saber que a reunião estava sendo gravada e exibida no Facebook do Ministério da Saúde, Guedes pediu que a transmissão fosse interrompida.
Presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) classificou como “um desastre” a declaração de Guedes. “Viramos um hospício”, disse o parlamentar, para quem a provocação à China traz prejuízo para a cooperação entre os países e a troca de tecnologia.
Enquanto isso, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, foi ao Twitter. “Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil.”
É um desastre atrás do outro esse governo. Como pode tanto amadorismo e lambança?