A quinta-feira 27/05 será de “protesto” da classe empresarial contra alta a carga tributária que incide em produtos e serviços comercializados por empreendedores e consumidos pela população. A ideia é mostrar claramente o valor dos impostos em cada mercadoria e assim conscientizar a população para a necessidade de uma reforma tributária no país.
De acordo com o presidente da CDL Novel Natal, Matheus Mascena, muitas pessoas desconhecem o valor real dos produtos. Não sabem a porcentagem de imposto que pagam quando compram um celular, abastecem o carro, ou comem um hambúrguer no sábado à noite por exemplo. “No dia do DLI nossa ação materializa como os impostos representam grande parte dos preços dos produtos. É por isso que os lojistas participantes comercializam neste dia mercadorias e serviços sem repassar o valor dos tributos aos clientes. Tem produto que o valor do imposto chega a ser 37% do preço final, como é o caso dos combustíveis”, afirmou ele.
Na ação desse ano, participam lojistas de shoppings, comércio de rua, e posto de combustível. As vendas tanto podem ser on-line ou na loja física. Para saber as lojas cadastradas é preciso entrar no site. www.dialivredeimpostos.com.br
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 9 mil varejistas. Em Natal o DLI é coordenado pela CDL Jovem Natal.