Alunos da UFRN criam manual para saúde sexual LGBT+

Alunos de diferentes cursos da UFRN se uniram na disciplina de Atenção à Saúde da População LGBT, em 2020.5, ministrada pela professora Brígida Albuquerque, da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), para formar um guia de saúde sexual, o Pequeno Manual para Pessoas com Vagina

Produzido por Maria Luisa, Maria Eduarda, Helouize Lorena, Bruna Gabriella, Luiz Lopes de Azevêdo, Talita Gomes, Ana Beatriz Freire e Annderson Oliveira, com apoio também de Fernando Henrique (membro da Rede de Juventudes do Seridó), o manual se centra na carência de publicações a respeito da saúde sexual para homens trans, mulheres cis e não binários cujo sexo biológico seja feminino.

De diferentes áreas do conhecimento — medicina, psicologia, enfermagem, direito e educação física —, os integrantes do projeto se conheceram graças ao ensino remoto. “Todo nosso grupo é de Natal, mas nem todo mundo se conhece. Soubemos da disciplina e, todos nós, enxergamos a matéria como uma oportunidade única”, relatam. “Além disso, é importante pensar na formação de profissionais de saúde capacitados para pensar além da heterocisnormatividade”, atentam os alunos que organizaram o manual. 

A heterocisnormatividade, em uma definição da pesquisadora e consultora em diversidade e inclusão social, Júlia Rosemberg, seria o “padrão único dos comportamentos calcados na heterossexualidade e na cisgeneridade”. Ou seja, a normatividade hétero e cis exclui as formas de viver que não se encaixam no conceito. 

Os autores reforçam que o projeto tem o intuito de guiar profissionais de saúde e membros da comunidade LGBT+ em geral, para que haja um esforço maior em prol da saúde sexual desse público.