Semana da Arte da Nova Acrópole começa hoje, 24; programação é toda gratuita e será totalmente virtual

A Organização Internacional Nova Acrópole Brasil promove a partir desta quinta-feira, 24, às 20h, a Semana da Arte. O evento virtual acontece até o próximo sábado, 26. Com atividades gratuitas transmitidas pelo canal da instituição no Youtube, atualmente com mais de 720 mil inscritos, este é o segundo ano consecutivo que a programação acontece de forma online.

“A vida como arte” é a palestra que abre a programação cultural na quinta-feira, 24.06, às 20h (BSB). O diretor-presidente de Nova Acrópole Brasil- divisão Norte, Luís Carlos Marques Fonseca aborda aspectos filosóficos de como podemos reconhecer a existência da arte e apreciá-la enquanto modo de vida.

Na sexta-feira, 25.06, no mesmo horário, o professor Leandro Aguiar aborda a vivência e as lições que podem ser apreendidas da obra do compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach na palestra “Aprendendo com J. S Bach e sua música”. Considerado um dos mais importantes artistas da história da música, grande intérprete do cravo e do órgão, Bach e sua obra foram responsáveis por marcar o período histórico conhecido como Barroco.

A professora Lucia Helena Galvão encerra a Semana da Arte com a palestra “Reflexões para perceber a Beleza”, também às 20h (BSB). A busca pelo sentido da beleza é também a busca pelo sentido da vida, conforme ressalta a filósofa e professora de Nova Acrópole.

Como exemplo, ela lembra a citação de Curuppumullage Jinarajadasa, filósofo e escritor cingalês e um dos mais importantes autores teosóficos do mundo, autor de mais de 50 livros e 1,6 mil artigos em periódicos no mundo: “Todas as verdadeiras formas de arte fazem a consciência humana compreender na vida aqueles valores que a Alma já conhece no plano da intuição”. “Vemos que só se reconhece a beleza na vida por que ela está dentro de nós; é como um espelho, um reflexo da Alma e aí reside o grande potencial da arte na vida”, afirma.  

Programação Semana da Arte 2021

Quinta-feira, 24.06 – 20h (BSB)

“A vida como arte” – Luís Carlos Marques Fonseca

Sexta-feira, 25.06 – 20h (BSB)

“Aprendendo com J. S. Bach e sua música” – Leandro Botelho Aguiar

Sábado, 26.06 – 20h (BSB)

“Reflexões para perceber a Beleza” – Lúcia Helena Galvão

Serviço:

O QUÊ: Semana da Arte 2021

QUANDO: 24 a 26 de junho

HORÁRIO: 20h (Brasília)

ONDE: www.youtube.com/NovaAcropole

QUANTO: Gratuito

Sobre os palestrantes

Luís Carlos Marques Fonseca é diretor presidente da Nova Acrópole Brasil – divisão Norte, responsável pela gestão de mais de 35 sedes localizadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Há 37 anos atua como instrutor de filosofia, ministrando diversos cursos oferecidos regularmente pela Nova Acrópole, dentre os quais se destacam: Ética e Moral; Sociopolítica; Filosofia da História; Oratória; Administração do Tempo; História da Filosofia Antiga e Medieval; Simbologia Teológica; Mitologia e Sabedoria Oriental. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, tendo atuado por mais de 30 anos como executivo em empresas de telecomunicações que operam no Brasil.

Leandro Botelho Aguiar – iniciou o estudo da filosofia na Organização Nova Acrópole em 1995 e é instrutor das cátedras de ética, sociopolítica, filosofia da história, simbologia e história da filosofia do oriente e ocidente. Possui experiência em música nas áreas de coral, apreciação musical e artística em geral.

Lúcia Helena Galvão Maya é professora de filosofia da Organização Nova Acrópole há 31 anos.  Ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil.