Sommelier de vacina: Recife vai bloquear por 120 dias quem se negar a tomar determinada vacina

A prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (5), a ampliação da vacinação contra Covid-19 para pessoas sem comorbidades a partir de 37 anos de idade. O agendamento desse novo grupo abre ao meio-dia para que as pessoas recebam a vacina a partir da terça-feira (6). O município também anunciou que vai implementar um bloqueio para quem recusar marca de imunizante só poder reagendar dali a 60 dias, uma forma de evitar os “sommeliers” de vacina.

A capital pernambucana vacinava, até então, pessoas a partir de 40 anos, além de outros grupos prioritários. A estimativa da prefeitura do Recife é que o grupo de moradores entre 37 e 39 anos seja composto por 81 mil pessoas. “Se o governo federal mantiver o calendário [de entrega de vacinas], a gente consegue imunizar 100% da população adulta até setembro”, afirmou o prefeito João Campos (PSB).

O Recife tem disponíveis os imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen. Para evitar o caso de pessoas que ficam escolhendo uma marca específica, a prefeitura afirmou que está criando uma espécie de bloqueio